sábado, 12 de dezembro de 2009

para onde caminha a humanidade

Juro que quando li a manchete, achei que "Tênis" fosse o esporte e não o calçado...
(Felizes eram aqueles que caminhavam pensando em chegar...)

(Artigo da Zero Hora)

Tênis promete definir pernas e bumbum com menos tempo de exercício
Você compraria um par de tênis que promete músculos mais definidos com menos tempo de exercícios? É o que prometem três marcas americanas, que lançaram seus modelos na esperança de conquistar mulheres que morrem de preguiça de malhar.

Segundo a Reebok, fabricante do EasyTone, o mais popular no mercado, o segredo dos novos lançamentos está na sola do tênis, que em vez de dar estabilidade tem o efeito contrário. Pequenas curvas e ondulações criam uma leve instabilidade, imperceptível para a usuária, que faz a musculatura trabalhar mais. A novidade foi criada por um ex-engenheiro da Nasa, que se inspirou nos exercícios com bolas que viraram febre nas academias.

Por ter se tornado um sucesso de vendas, a campanha maciça do EasyTone vem chamando a atenção de médicos americanos. Não há provas de que esse tipo de calçado realmente funcione, já que o principal estudo sobre o produto foi feito apenas com cinco pessoas e publicado em um único periódico acadêmico.

Nesta pesquisa, cinco mulheres fizeram esteira de três formas: com o EasyTone, com um tênis normal e descalças. O resultado mostra que o tênis com a sola instável aumentou o esforço dos músculos em 30%. Mas a médica Ellen J. Langer, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, veio a público afirmar que isto não signfica que o corpo ficaria mais torneado em menos tempo.

– Provavelmente, as consumidoras que perceberam estes resultados foram iludidas pela campanha de marketing gigantesca, ou simplesmente praticaram mais exercícios sem perceber por estarem felizes com o novo acessório – explicou ao jornal The New York Times.

É preciso ter cautela, já que o calçado é indicado apenas para caminhadas. Os próprios fabricantes alertam que o tênis pode causar dores ou machucar a coluna se for usado para correr ou em aulas com step ou jump.

Nenhum comentário: