terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

memórias da minha mãe

minha mãe tem dificuldade na coordenação motora do lado esquerdo.

contei pra ela que uma vez por semana meus alunos escrevem com a mão com a qual não estão habituados. (os canhotos viram destros e os destros viram canhotos.)
é um dos meus jeitos de desafiar o cérebro deles.
é um dos meus jeitos de lembrar o quanto somos falhos.
é um dos meus jeitos de fazer "o aluno 10" se deparar com uma dificuldade.
é um dos meus jeitos de perceber a complexidade das pequenas coisas.
é um dos meus jeitos preferidos de viver: experimentando.
(e é justamente nesta hora que as minhas crianças têm menos erros de escrita... !!! ???)

ela adorou a idéia e disse que vai comprar um diário.
que é pra gente ler quando ela morrer.
me deu um nó tão grande.
tão grande que eu não disse nada.
nem que no diário ela poderia escrever com a mão direita para a gente conseguir ler um dia.

(mãezinha: tu és minha não pelo que palavra alguma pode explicar, mas pelo que as palavras nunca vão alcançar...)
(e a realidade, mãe, é inatingível e talvez seja só por isto que a gente ainda viva...)

Nenhum comentário: