sexta-feira, 19 de setembro de 2008

o reizinho mandão

Notícia ZH

Pão francês vai mudar de gosto e ficar mais barato
Farinha de trigo vai ganhar mandioca na composição


Com o objetivo de reduzir a dependência do Brasil à importação de trigo, um projeto pretende incluir até 10% de farinha de mandioca na receita do pão francês. Já aprovada no Congresso e próxima de ser sancionada pelo presidente Lula, a medida já provoca polêmica, pois deverá alterar o gosto do pão.
Conforme reportagem do Bom Dia Brasil, para ficar no ponto, o pão tem que ser feito com boa farinha de trigo, ingrediente que o país precisa importar. Ao todo, 75% vêm de fora. Justamente para diminuir essa dependência, a farinha de trigo deveria passar a ser misturada com fécula de mandioca. — Dá certas alterações no desenvolver da massa. Isso muda a característica crocante do produto — afirma José Nascimento, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação de Brasília (Siab).
Prefeituras, estados e governo federal ficam obrigados a comprar pães, biscoitos e massas feitos com a farinha misturada. Na iniciativa privada, é opção. Os moinhos que aderirem à novidade se livram de alguns impostos. Defensores da lei argumentam que a mistura não altera o sabor dos produtos feitos com farinha de trigo, mas muitos cozinheiros discordam.— Se fosse bom, não precisaria ser obrigatório. Todo mundo adicionaria ou misturaria farinha de mandioca à farinha de trigo — diz o dono de um moinho, Roland Guth.

*** Eu fico lembrando da sábia letra o Humberto: "E toda forma de conduta se transforma numa luta armada e a força deixa a história mal contada..."

(Também lembrei que a lei nos impede de comer um simples bombom de licor de sobremesa, se formos dirigir depois do almoço...)

Nenhum comentário: